Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), foram alteradas, por Medida Provisória e Termo de Ajustamento de Conduta, as regras para cancelamento e remarcação de passagens aéreas.
O passageiro poderá optar por:
– Remarcar a viagem comprada até 20/3/2020 para voos entre 1/3 e 30/6/2020, uma única vez sem custos adicionais, respeitada a mesma origem, destino e sazonalidade, dentro do intervalo de validade da passagem. Caso deseje mudar o destino ou, se comprou para baixa temporada (março a junho e agosto a novembro, exceto feriados) e queira viajar na alta temporada (julho, dezembro, janeiro e feriados, incluindo véspera e dia seguinte), pode haver custos adicionais (diferença tarifária).
– Cancelar a viagem comprada até 31/12/2020 e manter o valor em crédito para utilização futura. O valor fica disponível integralmente por 12 meses, a contar da data do voo original.
– Cancelar a viagem comprada até 31/12/2020 e solicitar reembolso. A companhia tem até 12 meses a partir da solicitação para devolver valores, de acordo com as regras de contratação, que podem incluir multas.
Confira aqui a íntegra da Medida Provisória (MP) e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Para mais informações, consulte sua companhia aérea:
IMPORTANTE: A cada dia, autoridades de saúde e migração de diferentes países estão adotando medidas que podem afetar a sua viagem. Por esse motivo – se você tiver uma viagem internacional agendada – recomendamos que consulte periodicamente as informações oficiais e verifique os procedimentos e medidas com sua companhia aérea.
RECOMENDAÇÕES:
Acompanhe as orientações do Ministério da Saúde e ANVISA para prevenção do coronavírus:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool gel 70%;
- Ao tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com a dobra do braço ou com lenço descartável. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
- Evite contato com pessoas doentes;
- Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Use máscara de pano quando precisar sair de casa. Esta é mais uma forma de reforçar a proteção contra o coronavírus, junto com o distanciamento social, lavagem das mãos e etiqueta respiratória. Clique aqui para saber mais;
- Recomendações em caso de sintomas: Tem uma gripe leve? Aguarde em casa. Tem febre e tosse? Procure um posto de saúde. Está com falta de ar? Vá à emergência do hospital mais próximo
Fonte: ABEAR