A American Airlines está oferecendo proteção para os clientes com bilhetes emitidos que possam ter sido impactados por interrupções temporárias de serviço entre as Américas, Caribe e os Estados Unidos.
- Essa política aplica-se apenas para mercados (cidades) afetados por Suspensão de Serviço. É considerado Mercado Suspenso quando a American Airlines não está operando nenhum voo naquela origem. A partir do momento que a American Airlines volte a operar naquele mercado (mesmo que com menos voos) o mercado não é mais considerado suspenso, e não entra nesta política.
Oriente-se pelas informações a seguir:
Políticas de Inventário
Mesmo itinerário, mesma cabine, mesmo inventário
Alterações de data/hora em itinerários com a mesma origem, destino e inventário qualificam-se para uma reemissão sem custos*. A conexão pode ser alterada, se tiver de acordo com a sessão ROTA da regra da tarifa.
Se o inventário do bilhete original não estiver disponível, a remarcação pode ser em outro inventário, porém a diferença de tarifa será aplicada. Neste caso estão incluídos todos os tipos de tarifa Econômica Básica.
A tarifa Econômica Básica pode ter um upgrade para uma tarifa da Cabine Principal ou superior se nenhuma tarifa Econômica Básica estiver disponível.
Informação sobre Política de Reemissão
A American Airlines isentará as taxas de alteração, e os passageiros poderão remarcar e reemitir os bilhetes desde que as instruções abaixo sejam atendidas e aplicadas:
- Itinerários afetados incluem voos em: AA*/AY, AA*/BA, AA*/IB, AA*/JL, AA*/QF
- Bilhetes emitidos com numeração AA 001, apenas
- Aplica-se a voos AA*/oneworld
- Antecedência de mais de 3 horas da partida do primeiro voo
- Cupons afetados estão em status OK
- A reemissão do bilhete deve ser feita de acordo com as Datas Identificadas nessa política de Suspensão de Serviço
- Para se qualificar para uma reemissão sem custos, o novo itinerário deve ser reservado no inventário original de emissão ou inventário equivalente (RBD) para a companhia aérea parceira com voo codeshare. A Reemissão do bilhete deverá ser com a base tarifária original. A conexão pode ser alterada, se tiver de acordo com sessão “ROTA” da regra da tarifa
- Qualquer alteração feita na origem ou destino, aplica-se diferença de tarifa
- Mais de uma (01) troca é permitida dentro das datas de suspensão para o mercado aplicável
- A agência da emissão original é responsável pela reemissão do bilhete
- A revalidação do bilhete não é permitida
- Alterações fora destas instruções estão sujeitas às regras de reemissão da tarifa do bilhete emitido. Isso inclui qualquer cobrança adicional aplicável de diferença de tarifa
- Bilhete emitidos no Brasil estão isentos de multa por 12 meses a partir da data original de partida se a emissão for até 31 de dezembro de 2020
- A tarifa Econômica Básica de curta e longa distância podem ter o upgrade para tarifas da Cabine Principal ou superiores se outra tarifa Econômica Básica não estiver disponível
Observação: Os procedimentos acima devem ser cuidadosamente seguidos para evitar a emissão de notas de débito (ADM)
Remarcação – Exceções às Regras de Tarifa
As exceções às Regras de tarifa abaixo aplicam-se a alterações de data, horário ou voo apenas se as origem/destino originais do bilhete emitido forem mantidas
Aplicam-se todas as regras de tarifa, exceto:
- Isenção da exigência de compra antecipada
- Isenção da exigência de estadia mínima/máxima
- Isenção de sazonalidade
- Isenção das restrições de dia/hora
- Se o inventário do bilhete ou o inventário equivalente (RBD) for mantido, aplica-se a reemissão sem custos e a agência pode reemitir o bilhete na tarifa original de emissão. A conexão pode ser alterada, se tiver de acordo com sessão “ROTA” da regra da tarifa.
- Como acontece com qualquer alteração de programação de voo, pode-se sempre manter o tempo de estadia original, conservando os trechos não afetados na classe de serviço original (inventário). Esta alteração deve ocorrer no momento da reemissão.
Fonte: American Airlines