Você conhece bem o Rio de Janeiro? Confira as curiosidades sobre a cidade maravilhosa.
Para o mundo, Rio de Janeiro é sinônimo de samba e futebol, lindas praias, gente amigável e receptiva, mas a cidade maravilhosa não é feita apenas disso. O Rio de Janeiro guarda diversos fatos interessantes e desconhecidos por seus visitantes e até mesmo para quem mora por aqui. Confira algumas curiosidades sobre o Rio e encante-se ainda mais pela cidade!
O rio, na verdade, é baía
Quando em 1502, Gaspar de Lemos chegou na costa carioca, ele entrou pela Baía de Guanabara. Na ocasião, confundindo a baía com a foz de um rio, os exploradores deram a cidade o nome de Rio de Janeiro, por ter sido descoberto no primeiro mês do ano.
Estudiosos afirmam que não houve confusão, possivelmente a nomenclatura “Rio ou Baía” poderia ser única na época, tornando-o um termo de maior abrangência, usado para designar corpos d’água.
O carnaval do Rio é o maior do mundo
De acordo com o Guiness Book de 2004, o carnaval carioca atraiu um número recorde de 400.000 visitantes estrangeiros, tornando-a maior festa de carnaval do mundo. Além dos visitantes de fora, todo ano cerca de 5 milhões de pessoas tomam conta das ruas do Rio de Janeiro em época de carnaval.
Durante o carnaval, a cidade é comandada pelo Rei Momo
No primeiro dia de folia, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro entrega a chave ao Rei Momo, simbolizando que ele está no comando durante os dias de carnaval. Desde 1933 as chaves permanecem com o Rei Momo até a quarta-feira de cinzas, marcando o fim da folia.
Mais de 100 ilhas acompanham o litoral carioca
O que paisagens como a praia de Copacabana, Cristo Redentor e Pão de Açúcar possuem em comum? A Baía de Guanabara, com certeza. E claro, não poderia ser diferente dado o seu tamanho – a Baía se espalha por nada menos que 15 cidades. Sendo a segunda maior baía do país, obtendo superfície de 412 quilômetros quadrados, 53 praias e 100 ilhas.
O Rio possui a maior floresta urbana do mundo
O Rio de Janeiro é lar da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Vários pontos turísticos do Rio de Janeiro estão parcialmente localizados na Floresta da Tijuca – o Corcovado, o Jardim Botânico e o Parque Lage são alguns deles. Com área de conservação de 33 quilômetros quadrados, seu reflorestamento foi feito no final do século 19, por ordem do Imperador Dom Pedro II. A ideia era restaurar áreas que haviam sido destruídas por conta das plantações de café.
A oitava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro
Quando a Família Real Portuguesa chegou ao Rio de Janeiro, trouxe consigo uma das maiores riquezas de Portugal, os 60 mil volumes de livros que compunham a Biblioteca Real. Depois de instalado no país, um dos primeiros atos de Dom João VI foi iniciar o que é hoje a Biblioteca Nacional. Atualmente a biblioteca é a oitava maior do mundo e maior da América Latina, com mais de 15 milhões de itens.
O maior jogo de futebol do mundo aconteceu no Rio de Janeiro
De acordo com a FIFA, o maior público que já se reuniu para assistir uma partida de futebol foi o da final da copa do mundo em 1950, no estádio do Maracanã. Nessa partida, o adversário do Brasil foi o Uruguai, que venceu por 2×1 o time brasileiro. O público total foi de quase 200 mil pessoas no interior do estádio.
Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul
De acordo com o site TripAdvisor, considerando as interações dos usuários na plataforma, o Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul. Todo ano, só no verão, a cidade recebe mais de 40% dos turistas que viajam para o Brasil. Cerca de 3 milhões de estrangeiros desembarcam na cidade.