Rio de Janeiro ganha serviço de monitoramento para retomada do turismo

A secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ) lançou nesta sexta-feira (24) um serviço de monitoramento para a retomada do turismo em cada município. A iniciativa é uma forma de ajudar o turista com informações básicas sobre o status dos serviços turísticos, ou seja, uma atualização do que “abre” ou permanecerá “fechado”, no que tange as atividades turísticas. Ao todo, oitenta cidades já cadastraram os dados no projeto.

As informações estarão disponíveis no site Rio de Janeiro Turismo Consciente. A ideia é facilitar o planejamento da viagem neste início da retomada do segmento uma vez que, por conta da pandemia da Covid-19, há diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização, publicados por cada cidade. Para Adriana Homem de Carvalho, secretária de Estado de Turismo, é fundamental estimular o turista a retomar as viagens com segurança.

“Nossas ações, neste momento, têm sido direcionadas a apoiar, facilitar e agilizar a organização das primeiras viagens dos turistas. O que está em funcionamento em cada cidade é uma preocupação constante de quem quer viajar. Na seção de informes, que será atualizada sempre que novos decretos municipais forem publicados, esse visitante tem todas as informações que possibilitarão um passeio tranquilo”, ressaltou Adriana.

No site, o público tem acesso aos status dos meios de hospedagens, bares e restaurantes, praias, parques, experiências turísticas, comércio em geral e sobre barreiras sanitárias para acesso às cidades ou a necessidade de comprovação de reserva. Lá, por meio de uma planilha, o usuário também poderá consultar um destino ou conferir as regiões turísticas através de um mapa, disponível na mesma seção.

Para facilitar e agilizar o processo, a secretária Adriana e a equipe responsável pelo projeto reuniu-se com representantes de todos os municípios para explicar a importância da adesão e a seguridade das informações oficiais, que garantam a periodicidade dos dados. Para garantir a idoneidade da publicação, só serão aceitas respostas enviadas por gestores das prefeituras e secretarias de turismo municipais.

O portal permite, ainda, ao público verificar nas cidades, quais prestadores de serviços turísticos, comprometeram-se a cumprir os 10 mandamentos do Turismo Consciente, que minimiza o contágio da Covid-19. Por conta dessa autodeclaração, esses profissionais e estabelecimentos receberam o Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente.

Fonte: Mercado & Eventos

Gestão inteligente de viagens é na Promotional.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email






Esqueci minha senha