5 dicas para viajar sozinho

Viajar sozinho é incrível – e muito viciante!

Há quem ame sair por aí desbravando o mundo com apenas uma mochila nas costas, outros sequer cogitam embarcar em novas aventuras sem contar com a companhia do seu par, da família ou dos amigos. Mas viajar sozinho é incrível – e muito viciante!

As vantagens em se viajar sozinho não faltam. Começando pela liberdade: você não precisa conciliar o seu destino, orçamento e tempo de viagem com outras pessoas. Outra parte bastante interessante é a grande troca de experiências com os moradores locais. Quer organizar sua viagem sozinho e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Separamos as principais dicas para você cair na estrada. Vamos lá?

Escolhendo o destino

É normal perguntarem qual o melhor destino quando nos preparamos para viajar sozinho. Na internet você encontra diversas listas sobre o tema, mas essa resposta é sempre muito pessoal. Antes de entender para onde viajar, é preciso compreender quais os seus objetivos com essa viagem.

Uma das principais dicas para quem vai viajar sozinho é sempre fazer o que te faz se sentir confortável. Quer viver aventuras em um país com uma cultura completamente diferente da sua? Faça isso! Mas se quiser algo mais tranquilo e próximo de casa, então vá em frente.

Mas lembre-se, não esqueça de avaliar o destino antes de viajar sozinho. Quais lugares têm o clima bom para época da sua estadia por lá? O período que você tem disponível é o suficiente para curtir o local? Qual o valor das passagens? Os custos das hospedagem, passeios e alimentação cabem no seu orçamento? Bom, essas são algumas questões importantes quando se começa a organizar uma viagem sozinho.

Faça boas pesquisas

Como encontrar respostas para sua viagem? Pesquisando! Para quem viaja sozinho, principalmente nas primeiras vezes, quanto mais informações mais fácil evitar os perrengues da viagem. Chegando ao destino escolhido, você com certeza vai descobrir muita coisa nova, então não precisa se prender tanto em suas pesquisas. Nem ficar amarrado em uma programação, afinal, imprevistos acontecem.

Redes sociais, canais do Youtube, guias e blogs sobre viagem são ótimas fontes de informação para a sua viagem. Com base nas histórias de outros viajantes, faça uma lista dos lugares que quer conhecer e avalie se o tempo que terá no destino vai ser suficiente para fazer tudo o que tem vontade.

Pesquise sobre a moeda local (caso vá para o exterior), como funciona o transporte público, quais documentos precisa levar, que tipos de roupa usar etc. Quanto mais informações na hora de viajar sozinho melhor!

Monte o seu roteiro

Na hora de montar o seu roteiro planeje seus dias priorizando aquilo que tem vontade de conhecer, sempre levando em conta o deslocamento e deixando tempo disponível para descansar e curtir os lugares sem estresse.

Não se esqueça de checar os horários de visitação de cada atração que pretende conhecer, além de conferir se existe entrada gratuita e eventos especiais em algum dia da semana. Reserve um dia livre no seu roteiro, utilize para revisitar um lugar que gostou muito ou conhecer algo cuja existência você só soube durante a viagem.

O que fazer antes da viagem?

Antes de viajar sozinho é sempre bom se preparar com itens básicos, como por exemplo montar uma farmacinha com os remédios que você usa com mais frequência e salvar uma versão digital dos seus documentos na nuvem.

Caso você vá para o exterior, é preciso dar atenção a outros itens importantes também, como de quais documentos precisa para entrar no país? É preciso solicitar vistos? Seus documentos estão em boas condições? É exigido vacina e comprovante internacional?

Não se esqueça, também é importante contratar um seguro viagem, é sempre importante deixar tudo em ordem antes de viajar sozinho, e nada melhor do que ter uma equipe que possa te auxiliar caso algo aconteça durante a sua viagem. O viajante também pode contar com o auxilio da uma agência de viagens. Com ela você tem ajuda para reduzir os gastos, serviço de suporte 24h, caso ocorra qualquer imprevisto durante a viagem. Com as agencias, o viajante tem a garantia de ter o produto certo na data exata em que precisar.

Aproveite a viagem gastando pouco

Como aproveitar a viagem gastando pouco, principalmente se você não tem com quem dividir as despesas? Dependendo do seu nível de exigência e flexibilidade, da pra economizar bastante durante a viagem. A parte boa é que as alternativas mais econômicas facilitam o contato com moradores locais e até mesmo outros viajantes.

  • Passagens aéreas – As passagens aéreas costumam ser os gastos mais caros de toda a viagem. Por isso, cada economia nesse item pode fazer uma diferença significativa no orçamento da sua viagem. Para encontrar passagens aéreas mais baratas é preciso ter flexibilidade na hora de escolher as datas da viagem, neste caso, é sempre bom viajar longe das altas temporadas do local escolhido.
  • Hospedagem – Este é outro gasto pesado durante a viagem. Hotéis costumam sair mais em conta para quem viaja acompanhado. No quesito hospedagem barata para quem vai viajar sozinho, o grande destaque são os hostels, já não carregam o estigma de lugar bagunçado só para jovens. Além de ser um ótimo lugar para conhecer pessoas, os hostels oferecem quartos privativos por preços razoáveis.
  • Deslocamentos internos – Como se locomover dentro do destino? Para quem vai viajar sozinho, alugar um carro ou pegar um táxi pode sair caro. Uma dica importante na hora de economizar com o transporte local é escolher bem a localização da hospedagem, dependendo do local em que você ficar não será preciso gastar nada para conhecer os pontos turísticos da cidade.
  • Alimentação – Na hora de economizar com a alimentação a dica é investir em restaurantes com bom custo-benefício, pedir dicas aos moradores locais sobre onde comer e, é claro, evitar regiões turísticas. Também vale procurar hospedagens que possuem cozinha e fazer a sua própria comida.
  • Passeios – O valor gastos com passeios pode variar muito de um lugar para o outro. Na maioria das cidades turísticas do mundo você também encontra free walking tours, os passeios guiados sem preço fixo, onde você paga o que achar justo. No final das contas, a boa e velha pesquisada pela internet pode te ajudar a descobrir atrações gratuitas ou baratinhas, independe do lugar que você esteja.

Depois de tanta dica boa que tal se jogar pelo mundo e viajar sozinho por aí? Anote tudo e comece a planejar sua próxima viagem!

Gestão inteligente de viagens é na Promotional.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email






Esqueci minha senha