LATAM: Filtros no avião eliminam 99,9% dos vírus e bactérias

Antes de tudo, vamos entender melhor o que é um filtro HEPA?

O HEPA (High Efficiency Particulate Air) é um filtro de ar industrial utilizado em todas as aeronaves da LATAM. Faz parte do sistema de ar-condicionado e pressurização, que renova a cada 3 minutos todo o ar do avião. Ele é tão seguro que é utilizado até em ambientes hospitalares. O HEPA extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,01 micrômetro.

E o Coronavírus?

Os filtros captam os menores vírus e bactérias presentes no ar (0,01 micrômetro). O coronavírus, que varia de 0,08 a 0,16 micrômetro, é filtrado com total eficiência. Além disso, os microrganismos capturados pelo filtro não sobrevivem devido à baixa umidade do ar (10% a 15% de umidade) e à falta de nutrientes do ambiente.

O ar dentro da cabine

O sistema de ar-condicionado e pressurização renova a cada 3 minutos todo o ar da aeronave. Isso significa um fluxo maior que em qualquer outro ambiente fechado e que o passageiro tem 80 vezes mais ar limpo disponí vel do que realmente utiliza*.

*Fonte: In-Service Information Airbus 21.00.00119, “Background – Air Quality”.

O filtro utilizado nas aeronaves da LATAM é o mesmo utilizado em hospitais e elimina 99,9% dos menores vírus e bactérias. Para ter uma ideia, os filtros utilizados em um sistema de ar-condicionado de um teatro possuem uma eficiência média de 40% a 60%*.

*Referência: ABNT NBR 16401-3, “Instalações de Ar Condicionado – Sistemas Centrais”.

Circulação e limpeza

Os filtros HEPA são trocados periodicamente, seguindo a orientação dos fabricantes de cada modelo de aeronave. Há, inclusive, um cuidado com os funcionários que realizam a operação. Durante toda a troca, os filtros são manuseados com uso de equipamentos de proteção individual e descartados em embalagens lacradas.

Ao contrário do que muitos pensam, não há ar “viciado” dentro do avião. O ar da cabine é uma mistura de ar fresco captado da atmosfera e de ar que passou pelos filtros, sendo a maior proporção de ar fresco. Esse ar vem do nível do compartimento superior de bagagem e é captado no nível do chão da aeronave, o que significa que ele vem de cima para baixo, e não ao contrário. Não existe fluxo de ar no sentimento horizontal, entre a parte da frente e a de trás do avião.

FONTE: LATAM

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