Turismo Responsável: vamos falar sobre isso?

O turismo responsável é um conceito que precisa ser levado a sério

O turismo responsável é um conceito que precisa ser levado a sério. Afinal, muitas viagens trazem mais impactos negativos do que positivos para os lugares visitados. Viajar nos permite fugir da rotina e relaxar, mas ao definir nosso destino, não podemos esquecer que nossas escolhas causam impacto. Ao planejar uma viagem, você pensa no impacto que vai ter no destino? Você costuma refletir sobre suas ações durante e depois da viagem?

As viagens são vistas como merecidos momentos de descanso e descontração. Muita gente viaja durante as férias e feriados, aproveitando para fugir das preocupações do dia a dia e da rotina. O grande problemas das viagens é esquecer que os locais visitados não estão lá só para servir o divertimento ou a contemplação. Existe um ecossistema que precisa ser preservado.

O turismo responsável nada mais é que a prática do turismo de acordo com os princípios da justiça social, respeito ao meio ambiente e as culturas locais. Isso é praticar o turismo como conhecemos, mas sempre mantendo a atenção aos danos que isso pode causar à natureza e a população local, sempre buscando minimizar esse impacto cada vez mais.

O turismo responsável pode trazer emprego e geração de renda, contribui com a troca de conhecimentos e incentiva o empreendedorismo local. Mas, assim como em toda indústria, também existem os seus efeitos negativos. Apesar da existência de uma força econômica gigante, sendo esse o setor responsável por 10% do PIB mundial, o turismo responsável acaba tendo seu poder subestimado em comparação as outras indústrias, tendo poucos estudos e regulamentações.

Já seus impactos negativos acabam por crescer cada vez mais. No sentido ambiental, por exemplo, já se detectou que o turismo é responsável por 8% na emissão de gases de efeito estufa. Sem falar na degradação de diversos ecossistemas e no uso cruel de animais para atração.

5 dicas de Turismo Responsável

Dê preferência aos produtos da economia local

Se quiser ir a um restaurante ou comprar uma lembrança da viagem, por exemplo, de preferência produtores locais. As atividades realizadas por eles são, muita das vezes, sua única forma de sustento. Além disso, a experiência de experimentar a culinária local ou ter uma lembrança artesanal, você só vai conseguir se, de fato, for direto aos especialistas, ou seja, a população local.

Contrate guias especializados

Você não precisa explorar tudo sozinho, existem lugares e rotas que podem ser perigosos e você nem imagina. Ser guiado por alguém que conhece verdadeiramente o lugar vale muito a pena, garantindo também a segurança da viagem.

Contratar guias locais especializados podem fazer o seu passeio render ainda mais, prevenindo que você caia em ciladas fazendo com que você perca tempo, como se perder em uma trilha, entrar em um lugar proibido, ou até mesmo desrespeitar uma lei local.

Não esqueça de recolher o seu lixo

É sempre importante lembrar. Em ambientes naturais, o seu lixo pode contribuir com a degradação da flora e fauna. Como você pode perceber, o turismo responsável é muito importante, não só para preservar os recursos e belezas naturais que temos, mas também para minimizar o impacto social nas comunidades, inclusive o desenvolvimento econômico.

Esteja consciente com a vida selvagem

Não participe de atividades turísticas que exploram os animais selvagens, escolha apenas atrações que proporcionem condições de vida saudáveis e adequadas aos animais.

Selo Turismo Responsável

A Promotional Travel faz parte do programa Turismo Responsável do Governo do Estado. O programa estabelece boas práticas de higienização para segmento do setor de turismo. O selo é um grande incentivo para que os clientes se sintam seguros ao viajar ou frequentar locais que sigam os protocolos para prevenção do novo coronavírus.

Estamos seguindo todos os protocolos estabelecidos e permanecemos tomando todas as medidas necessárias para manter em segurança a saúde de todos.

Gestão inteligente de viagens é na Promotional.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email






Esqueci minha senha